Etapa N°11: Vitoria - Soria

Distância 379 Km. distribuídos em estradas dos seguintes tipos:

Autopistas y autovías: 4 km.
 Carreteras Nacionales: 88 km.
 Autonómicas de 1º nivel: 44.2 km.
 Autonómicas de 2º nivel: 128.9 km.
 Autonómicas de 3º nivel:109.5 km.
 Asfalto o cemento sin nombre: 4.4 km.

Trechos: 29

Tramo 1: VITORIA-GASTEIZ - A-3014 (19.4 Km)

A-3002

Deixamos Vitoria em direção ao norte em busca da Barragem Uribarri - Gamboa via A-3002, uma estrada sinalizada em amarelo, que alcançamos após percorrer os primeiros 13 km desta etapa em um caminho bastante reto.

Depois de Arroiabe, acessamos a barragem contornando-a pelo lado esquerdo, com as curvas que isso implica, até o ponto mais ao norte, coincidindo com o Restaurante Etxezuri, uma parada regular para motociclistas e ciclistas. Viramos à direita para nos juntarmos à A-3014 em direção a Marieta e Ozaeta.

Tramo 2: A-3014 - A-3012 (9 Km)

A-3014

Continuamos pelo lado leste da Barragem Uribarri - Gamboa em um caminho largo, reto e bem pavimentado, onde mal é visível. Pouco antes de chegar a Ozaeta, viraremos à esquerda depois de parar, em direção a Ozaeta e Salvatierra.

Tramo 3: A-3012 - Vecinal (4.9 Km)

A-3012

As casas em Ozaeta começam a aparecer quando começamos esta seção. Ao fundo, as montanhas de Navarra e do País Basco definem o limite do horizonte, e nos lados, campos cultivados se alternam com outros onde as vacas pastam livremente. Com quase nenhuma curva e pouco antes de ver a placa informativa que marca o final da população de Aspuru, viramos 90º à direita para entrar em uma estrada local.

Tramo 4: Vecinal - A-3022 (4.4 Km)

Vecinal

Apesar de ser uma estrada local, esta estrada está muito bem pavimentada e até possui sinalização horizontal, o que é incomum para esse tipo de estrada. Após uma longa reta de 4,4 km e passando por Heredia, chegamos a um stop onde vamos virar à esquerda.

Tramo 5: A-3022 - Salvatierra (5.4 Km)

A-3022

Iniciamos este trecho curto de paisagem aberta que nos levará a Salvatierra, seguindo para leste em uma estrada reta. Ao chegar a Zuazo de San Millán, uma curva à direita muda nossa direção para o sul, evitando assim a província de Navarra, que atravessamos há alguns dias, mas inevitavelmente pisaremos novamente hoje por 4 km. A partir deste ponto, estaremos praticamente indo para o sul.

Outra reta nos aproxima de Salvatierra, uma cidade da qual sairemos atravessando a A-1 em uma ponte elevada.

Tramo 6: Salvatierra - Sta.Cruz de Campezo (31.2 Km)

A-2128

Estamos no quilômetro 43 da rota e até chegarmos a Abejar, localizada na província de Soria, nos esperam terrenos de todos os tipos, entre montanhas e reservatórios, então ajustamos bem o traseiro no assento, respiramos fundo e com um sorriso no rosto, nos preparamos para enfrentar 180 km de CURVAS.

Iniciamos este trecho, circulando em linha reta, quando a dois quilômetros vemos uma placa anunciando a proximidade do Dolmen de Sorginetxe, localizado a apenas 1,5 km de distância com acesso por estrada até o próprio dolmen. Não pudemos resistir à tentação de visitá-lo.

Depois da foto obrigatória no Dolmen para as lembranças, voltamos por um quilômetro e meio para continuar na A-2128. Depois de Opakua, uma subida íngreme e sinuosa nos leva ao topo de Opakua, a 1020 metros acima do nível do mar. Uma vez lá, uma reta de 1 km é o prelúdio de uma descida menos íngreme que nos aproxima das encostas da Sierra de Urbasa, um dos pulmões de Navarra. Vamos contorná-la virando à direita pouco antes de chegar a Contrasta.

Depois de passar por esta cidade, mais 15 quilômetros de curvas abertas nos levarão a Santa Cruz de Campezo, passando pelas cidades de Ullibarri-Arana, Alda e San Vicente de Arana.

Tramo 7: Sta.Cruz de Campezo - Antoñana (6 Km)

A-132

Sem entrar na área urbana de Santa Cruz de Campezo, cruzamos pelo lado norte na ampla A-132. Após apenas 6 km, chegamos a Antoñana, que deixamos à direita. Depois de passar sob uma ponte de pedestres de ferro, viramos à esquerda em direção a Bujanda.

Tramo 8: Antoñana - A-126 (14 Km)

A-3136

Agora começamos uma subida pelo lado sul do Parque Natural de Izqui, que abriga a maior reserva europeia da espécie de carvalho "Quercus pyrenaica".

A estreiteza do asfalto, que está um pouco velho, nos permite desfrutar desta estrada, que será uma das últimas em Álava antes de entrar na província de La Rioja.

Uma vez no topo, extensões de terra cultivada nos acompanharão até, no quilômetro 90 da rota, voltarmos a rodar entre a vegetação do Parque Natural.

Logo após deixarmos para trás a cidade de Quintana, uma curva à direita em uma placa de cedência de passagem nos levará em direção a Bernedo e Logroño, esta última cidade ficando a apenas 26 km de distância.

Tramo 9: A-126 - Bernedo (1.2 Km)

A-126

Dois trechos retos separados por uma curva aberta à direita nos aproximam de Bernedo, onde, logo na entrada, vamos virar à esquerda quase 180º para seguir em direção a Logroño.

Tramo 10: Bernedo - NA-7210 (2.7 Km)

A-2126

Começamos a subida para o alto de Zabalik com uma curva à direita, continuando por uma subida sinuosa até vermos uma placa anunciando a província de Navarra.

Tramo 11: NA-7210 - Meano (3.8 Km)

NA-7210

Continuamos a subida por esta estrada de Navarra até alcançarmos o topo de La Aldea, a uma altitude de 1000 m. Logo no topo, vale a pena parar no acostamento na pista oposta para admirar a vastidão da paisagem, onde ao longe é possível ver as montanhas de Tierra de Cameros e Sierra Cebollera, que atravessaremos em algumas horas.

Tramo 12: Meano - A-3220 (2 Km)

NA-7242

Deixamos Meano por outra estrada de Navarra: a NA-7242, e após rodar 2 km entre árvores e um bom asfalto, entramos novamente na província de Alava logo após sair desta área arborizada.

Tramo 13: A-3220 - A-124 (11 Km)

A-3220

A mudança de província é perceptível no estado do asfalto, que, embora muito semelhante, mostra que a seção basca foi reparada posteriormente à navarra.

Estamos agora percorrendo a Rioja Alavesa, passando por centros urbanos como Kripán e Lanciego, localizados na parte superior de um vale plantado com vinhas, que podemos ver do lado direito e que darão origem a esta Rioja Alavés.

Depois de percorrer 115 km, chegamos a uma interseção em forma de T, com o rio Ebro à frente, que faz uma curva em ferradura nesta área, e onde vamos virar à esquerda em direção a Logroño.

Tramo 14: A-124 - LOGRO?O (10 Km)

A-124

À medida que nos aproximamos da capital de La Rioja nesta estrada regional de primeiro nível, os edifícios industriais se tornam mais numerosos, como costuma acontecer nos arredores das grandes cidades.

Entramos em Logroño na companhia do rio Ebro, atravessando-o por uma ponte e chegando diretamente à parte histórica da cidade.

Ainda é um pouco cedo para o almoço, mas um lanche com café na praça da catedral, admirando esta joia gótica, acrescentará um pouco de cultura enquanto esticamos as pernas.

Tramo 15: LOGRO?O - LR-333 (48 Km)

N-111

Saímos de Logroño pela N-111 para percorrer o trecho mais longo desta rota hoje. À nossa frente, estão 48 km de estrada nacional onde você não ficará entediado com curvas.

Os primeiros 18 km são bastante retos, e é preciso ir devagar, pois praticamente o tempo todo há edifícios, mas logo começam as curvas. Elas percorrem a parte inferior de um vale, aproveitando o traçado sinuoso do rio Iregua.

Se tiver a sorte de encontrar poucos caminhões, este é um trajeto rápido que, na velocidade legal, permitirá que você desfrute de curvas abertas com um asfalto bom e largo adornado com formações rochosas singulares que alegram a paisagem.

Após o PK 279, abandonamos a estrada nacional em uma bifurcação em direção a Villoslada de Cameros.

Tramo 16: LR-333 - SO-830 (6 Km)

LR-333

Acabamos de entrar na Sierra Cebollera, o único espaço natural em La Rioja que tem a distinção de parque natural. Atravessaremos apenas uma pequena parte desta Sierra, mas pelo menos podemos dizer que a pisamos.

Logo após sair deste belo parque natural onde rodamos em constante ascensão, deixamos La Rioja e voltamos a entrar em Castilla y León, especificamente na província de Soria.

Tramo 17: SO-830 - Vinuesa (32 Km)

SO-820

Não consigo deixar de cantarolar "Camino Soria", a famosa música do Gabinete Caligari, ao entrar nesta província que sempre amei. Na maioria das vezes, entro pela Rota dos Dinossauros, outra estrada incrivelmente cênica para motociclistas. No entanto, desta vez, vamos pela Sierra de Cameros, que, embora o asfalto esteja um pouco mais desgastado, também tem muito charme.

4 km após o início deste trecho ao longo da SO-820, chegamos a Montenegro de Cameros, uma pequena vila de montanha com casas de pedra, daquelas em que alguém faria um retiro sem celular por alguns dias para fazer trilhas na região.

Continuamos subindo por esta estrada maravilhosa, divertida e sinuosa, alcançando o ponto mais alto no Punto de Nieve Sta. Inés, localizado no Puerto de Sta. Inés, a 1753 metros de altitude.

Com quase 200 km da etapa percorridos, este seria um bom lugar para comer devido ao seu entorno. Se não quiser parar aqui, pode fazer isso em Vinuesa, outra cidade bonita acessível após uma descida curvilínea de 17 km com boas vistas e um asfalto largo e bem cuidado.

Escolhemos a segunda opção para dar um passeio pelas estreitas ruas desta encantadora cidade Soriana após o almoço. Mas antes de comer, tivemos tempo de visitar a Laguna Negra, uma impressionante lagoa de origem glacial acessada por uma boa e sinuosa estrada após pegar uma bifurcação à direita antes de chegar a Vinuesa.

Tramo 18: Vinuesa - Molinos de Duero (4 Km)

SO-820

Deixamos Vinuesa para trás, tocando um pouco da represa da Cuerda del Pozo, e após apenas 4 km, chegamos a Molinos de Duero. No mesmo lugar que o cartaz anunciando esta cidade e exatamente no ponto quilométrico 38, fazemos uma parada, virando à esquerda em direção a Abejar.

Tramo 19: Molinos de Duero - Abéjar (11 Km)

CL-117

Seguindo para o sul, agora nos dirigimos para Abejar por esta estrada regional de primeiro nível. Após percorrer 3 km, nos deparamos novamente com a represa da Cuerda del Pozo, que cruzamos por uma ponte.

8 km depois, seguindo um percurso bastante reto, chegamos a Abejar, o final deste trecho.

Tramo 20: Abéjar - San Leonardo de Yagüe (24 Km)

N-234

226 km podem não ser muitos para uma etapa da Rota 47, mas se o cansaço mostrar seu pior lado ou se simplesmente quiser chegar mais cedo a Soria, o final desta etapa, você pode entrar na N-234 à esquerda e chegará à capital Soriana em apenas 20 minutos.

Decidimos pegar a mesma estrada, mas à direita, em direção a San Leonardo de Yagüe e Burgos. Daremos uma volta de 152 km, mas valerá a pena, pois, embora o trajeto seja pouco montanhoso, passaremos por cidades medievais como El Burgo de Osma, de grande interesse turístico.

Então, em direção ao oeste, seguimos para San Leonardo de Yagüe, que alcançamos por esta estrada nacional larga e bem pavimentada, que percorreremos por 24 km e chegaremos em cerca de 18 minutos.

Tramo 21: San Leonardo de Yagüe - Alcubilla de Avellaneda (26 Km)

SO-934

Deixamos San Leonardo de Yagüe na SO 934 em direção oeste. Após percorrer 3 km nesta estrada regional de segundo nível, entramos no Cañón del Río Lobos. Após mais 3 km pelo desfiladeiro, cruzamos o Río Lobos e começamos uma subida sinuosa, superando um desnível de 100 m nos próximos 3 km.

Pouco depois de sair do desfiladeiro, chegamos a Sta. María de las Hoyas, onde continuamos nesta estrada, passando pelas cidades de Muñecas, Guijosa, Quintanilla de Nuñó Pedro e Alcubilla de Abellaneda, onde entramos na área urbana para procurar a saída na SO-P-5001.

Tramo 22: Alcubilla de Avellaneda - San Esteban de Gormaz (20 Km)

SO-P-5004

Estamos no ponto mais a oeste desta etapa e agora seguimos para o sul em direção a San Estéban de Gormaz nesta estrada regional de terceiro nível bem pavimentada, onde notamos os marcos roxos em vez dos habituais amarelos.

A monotonia dos campos cultivados é interrompida por dois trechos de vegetação e árvores, coincidindo com os pontos onde atravessamos dois rios: El Perales e Las Rejas.

No final deste trecho, passamos sob uma ponte sobre a N-122. Neste ponto, devemos escolher se continuamos em frente para ver a bela cidade ou viramos à esquerda em direção a Soria e visitamos El Burgo de Osma. Devido à falta de tempo, escolhemos a segunda opção para fazer a última parada nesta cidade medieval que nos disseram ser tão bonita.

Tramo 23: San Esteban de Gormaz - El Burgo de Osma (16 Km)

N-122

Agora seguimos para o leste em direção a El Burgo de Osma, com a designação de Vila de Interesse Turístico. Como ainda temos um pouco de tempo antes do horário previsto de chegada a SORIA, faremos uma breve parada para um café e daremos um passeio para admirar seus edifícios medievais, sua catedral...

Então, após 8 km na estrada nacional, ela se transforma na A-11, mas sem percorrer um único quilômetro, pegamos a saída 218 para entrar nesta bela cidade.

Tramo 24: El Burgo de Osma - SO-P-4144 (10 Km)

CL-116

A pouco mais de 50 km do destino desta etapa sinuosa da Rota 47, deixamos El Burgo de Osma na CL-116, uma estrada regional de primeiro nível, larga, reta e bem pavimentada.

Aproximadamente na metade do caminho, a paisagem expansiva se estreita um pouco ao entrarmos em uma área arborizada com árvores de baixa altura.

Após o ponto quilométrico 9, mudamos de trajeto com uma curva à esquerda em direção a Bayubas de Abajo.

Tramo 25: SO-P-4144 - Bayubas de Abajo (5 Km)

SO-P-4144

As árvores estão um pouco mais altas, a estrada mais estreita e menos bem pavimentada do que a anterior, e os sinais e marcos nesta estrada regional de terceiro nível são novamente roxos à medida que nos aproximamos de Bayubas de Abajo, onde a paisagem se abre novamente em um grande claro.

Tramo 26: Bayubas de Abajo - SO-P-4143 (2 Km)

SO-P-4142

Deixamos Bayubas de Abajo para trás e continuamos por este trecho curto até, depois do ponto quilométrico 2, virarmos à esquerda em direção a Tajueco e Fuentepinilla.

Tramo 27: SO-P-4143 - Fuentepina (13 Km)

SO-P-4143

Árvores de altura média estão presentes novamente até, depois de Tajueco, a paisagem se abre de forma notável. Passamos por Valderrodilla e terminamos o trecho na cidade de Fuentepinilla.

Tramo 28: Fuentepina - A-15 (33 Km)

SO-100

Estamos agora circulando na SO-100, uma estrada regional de segundo nível.

Na primeira parte deste trecho, até pouco antes de chegar a Osonilla, o Rio Fuentepinilla nos acompanha, o que pode ser deduzido porque uma fileira de vegetação o revela à esquerda.

Praticamente sem curvas, deixamos para trás Quintana Redonda e Navalcaballo para nos juntarmos à A-15 após os últimos 33 quilômetros que percorreremos hoje em uma estrada regional.

Tramo 29: A-15 - SORIA (4 Km)

A-15

A cidade de SORIA já está à vista enquanto começamos este curto trecho de aproximação, que, como quase sempre, percorre uma via rápida ao nos aproximarmos de uma cidade grande.

Após apenas 4 km, chegamos a esta linda cidade com ruas medievais e arquitetura românica.