Etapa N°1: El Cap de Creus - Barcelona

Distância 359 Km. distribuídos em estradas dos seguintes tipos:

Autopistas y autovías: 41.2 km.
 Carreteras Nacionales: 94.7 km.
 Autonómicas de 2º nivel: 71.8 km.
 Autonómicas de 3º nivel:142.5 km.
 Asfalto o cemento sin nombre: 8.8 km.

Trechos: 22

Belo percurso que nos levará do Cap de Creus, o ponto mais a leste da península ibérica localizado na província de Girona, até Barcelona, atravessando 4 parques naturais e tocando um pouco da costa mediterrânea.

Tramo 1: El Cap de Creus - Cadaqués (8.8 Km)

Vecinal

Começamos esta bela rota no lugar onde o sol nasce: Cap de Creus, um lugar mágico de grande beleza, onde o efeito da tramontana o dotou de formas de erosão caprichosas.

Então, depois de passar a noite no pequeno e encantador Hostal Marina, localizado à beira-mar em Cadaqués e ainda de noite, eu ligo a minha moto para seguir em direção ao Cap de Creus por uma estrada local de 7,5 km de comprimento e, uma vez lá, reiniciar o contador parcial da minha moto.

O sol nasce no horizonte sobre o mar, e hoje tenho a certeza de ser um dos primeiros habitantes destas terras a receber um raio de sol no rosto. Um espetáculo para mim.

Depois de um café no próprio Cap de Creus, ligo a minha moto e volto a Cadaqués pela mesma estrada que me trouxe até aqui. No início, o mar está à direita e, após uma curva, muda de posição e nos acompanha à esquerda. Eu vou devagar, com o capacete aberto: a estrada tem um bom asfalto, mas é estreita, e eu quero aproveitar este espetáculo paisagístico que vou demorar a visitar novamente.

Atravessamos Cadaqués e saímos desta linda cidade pela GI-613.

Tramo 2: Cadaqués - GI-613 (3.9 Km)

GI-614

Em direção noroeste, chegamos ao final deste trecho pelo Parque Natural do Cap de Creus, circulando por uma superfície bem asfaltada, em subida constante e leve, com ziguezagues contínuos e alguns cactos que de vez em quando enfeitam a valeta. No quilômetro 12,7 da rota, chegamos a uma rotatória que viraremos à esquerda.

Tramo 3: GI-613 - El Port de la Selva (7.6 Km)

GI-613

Após os 12 km de sutil subida do trecho anterior, estamos prestes a fazer uma descida semelhante que nos levará de volta ao nível do mar, especificamente a El Port de la Selva, outro lugar encantador onde vale a pena dar um mergulho, especialmente se estiver fazendo este percurso no verão.

Tramo 4: El Port de la Selva - N-260 (8 Km)

GI-612

Deixamos El Port de la Selva e seguimos praticamente em terreno plano em direção a Llançà, acompanhando a linha da costa em asfalto bom com várias curvas em ziguezague. Esta é uma seção lenta, pois há bastante tráfego, então nossa recomendação é relaxar e aproveitar o mar que nos acompanha pelo lado direito e que não veremos mais ao final deste trecho.

Assim, após percorrer quase 30 km do percurso, chegamos a uma junção onde viraremos à esquerda para nos juntarmos a uma via mais rápida.

Tramo 5: N-260 - A-26 (43.7 Km)

N-260

Ainda indo em direção oeste, mas desta vez um pouco para o sul, continuamos nesta estrada Nacional: a N-260, mais rápida do que as anteriores. No início, faremos algumas curvas, mas pouco depois do início do trecho, deixamos para trás o Parque Natural do Cap de Creus, e a rota fica muito mais reta. Então, os 43 km desta estrada Nacional nos levarão cerca de meia hora enquanto passamos por áreas urbanas como Figueres ou Navata, onde precisaremos reduzir a velocidade para 50 km/h.

Tramo 6: A-26 - Olot (25.2 Km)

A-26

A N-260 se transforma em uma autoestrada, mudando sua designação para A-26, marcada por marcos azuis. Esse tipo de estrada não é o nosso favorito na Motorutas, pois são trajetos mais retos e monótonos.

A monotonia dos 25 km deste trecho é perturbada pelas cores do Parque Natural da Zona Vulcânica de Garrotxa, que atravessamos pelo meio, revelando um mosaico de tons que vão do verde escuro ao verde claro e brilhante, do preto e grená do solo vulcânico ao vermelho vibrante dos bordos brancos, especialmente se você fizer essa rota no outono.

Chegamos a Olot, localizado no coração do Parque Natural, e concluímos aqui este trecho rápido.

Tramo 7: Olot - Vic (56.8 Km)

C-153

Deixamos Olot na C-153 em companhia do Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa, e depois de percorrer 8 km, na sua maioria retos, começamos a subir em um caminho sinuoso com muitas curvas em ziguezague que nos leva aos 1000 metros de altitude do Coll de Condreu em apenas 10 km. Com 154 km percorridos, este é um bom lugar para fazer uma pausa, esticar as pernas e comer algo no Restaurant Coll de Condreu. Eles têm um terraço muito agradável, e as patatas bravas são bastante boas.

Uma vez no topo, percorremos mais 15 km em terreno plano, mas com curvas, cercados por abundantes árvores dos dois lados da estrada. Outros 12 km de curvas nos levam até 500 metros de altitude, onde uma longa reta nos leva a Roda de Ter. Nesta cidade, atravessamos o rio Ter em uma ponte e continuamos em frente até chegarmos a Vic, o final deste trecho montanhoso.

Tramo 8: Vic - BV-5303 (13 Km)

B-520

Sem entrar em Vic, continuamos na B-520, por um caminho reto e plano com campos cultivados dos dois lados do asfalto.

Pouco depois de passar pela cidade de Taradell, começamos um trecho de curvas com uma leve subida, terminando em um cruzamento em forma de T, onde viramos à direita em direção a Seva e Tona.

Estamos bem na borda do Parque Natural de Montseny.

Tramo 9: BV-5303 - Seva (7 Km)

BV-5303

Agora nos dirigimos para Seva neste trecho curto de apenas 6 km, contornando o Parque Natural de Montseny por um tempo em asfalto bem mantido que passa por uma grande arborização.

Por volta do quilômetro 170 da rota, deixamos momentaneamente o Parque Natural e descemos em direção a Seva, chegando lá com uma descida adornada por uma paisagem aberta.

Tramo 10: Seva - C-35 (35 Km)

BV-5301

Deixamos Seva para trás, indo em direção ao sul pela BV-5301, e começamos a subida em direção ao Coll de Formic, localizado a quase 1145 m de altitude, que alcançamos após percorrer 9 km desde Seva.

Continuamos para o sul, atravessando o Parque Natural de Montseny entre curvas de montanha, descendo ao longo de uma encosta que nos levará até 200 m de altitude por 25 km até chegarmos a Sta. Margarida, onde a paisagem se torna mais aberta.

6 km depois, após passar por Sta. María de Palautordera, chegamos ao final do trecho em uma placa de pare, onde viraremos à esquerda em direção a St. Celoni.

Tramo 11: C-35 - C-61 (1 Km)

C-35

Agora, abordamos o trecho mais curto da rota, apenas 1 km ao longo da C-35, larga e bem pavimentada. No final, saímos desta estrada logo após passar o marco do quilômetro 54, e uma placa branca indicando a direção para Vallgorguina e Arenys M, colocada acima de outra placa azul indicando a direção para Barcelona e Girona pela rodovia.

Tramo 12: C-61 - Arenys de Munt (12 Km)

C-61

Já tendo ultrapassado o ponto médio da rota, começamos este trecho entrando em uma rotatória onde precisamos continuar em linha reta na C-61 em direção a Vallgorguina e Arenys de Mar, contornando a rodovia que nos levaria a Barcelona. Cruzamos um viaduto com a rodovia abaixo e continuamos a rota em direção à costa ao longo do lado do Parc del MontNegre-Corredor.

Passamos por Camp Puigdemir, Collsacreu, e finalmente chegamos a Arenys de Munt, onde este trecho de 12 km chega ao fim.

Tramo 13: Arenys de Munt - C-32 (17 Km)

BV-5031

O cheiro da costa já está no ar, e embora a altitude seja muito baixa, descemos até o nível do mar cercados por vegetação ao longo da BV-5031, uma estrada estreita e bem pavimentada.

Este trecho, embora não muito longo, é muito bonito, pois há alguns quilômetros de curvas em ziguezague antes de chegar a Sant Andreu de Navalleres, passando por Els Tres Turons e Sant Vicenç de Montalt.

No final deste trecho, a costa do Mediterrâneo já está visível, a apenas 2 km em linha reta.

Tramo 14: C-32 - C-60 (4 Km)

C-32

Juntamo-nos à C-32 para percorrer apenas os 4 km que contornam Mataró, correndo paralelos à costa. No final, pegamos a saída 99 em direção a Argentona e Granollers.

CUIDADO com este trecho, pois é uma zona de radares, e é crucial respeitar rigorosamente o limite de velocidade.

Tramo 15: C-60 - C-352 (12 Km)

C-60

Após juntar-se à C-60, também uma autoestrada, percorremos os 12 km deste trecho em direção ao norte em busca de estradas secundárias mais adequadas para motocicletas do que esta autoestrada de duas pistas que segue praticamente em linha reta ao longo de todo o percurso.

Aproximadamente na metade do caminho, passamos por um túnel de 2,4 km de comprimento que atravessa uma área montanhosa, e pouco depois, chegamos a Granollers.

Tramo 16: C-352 - C-1415b (6 Km)

C-352

Granollers é uma cidade grande, e embora pudéssemos atravessá-la pelo centro, para não perder muito tempo, decidimos contorná-la pela C-352, uma estrada larga e rápida de duas faixas. No entanto, é importante lembrar que, sendo um desvio, o limite de velocidade é de 100 km/h e, às vezes, 50 km/h.

Nos primeiros quilômetros, seguimos para o norte para virar a oeste enquanto passamos por um túnel curto e, posteriormente, cruzamos o rio Congost em um viaduto. Em seguida, passamos por três rotatórias onde devemos continuar em frente, e finalmente, chegamos ao final deste trecho em outra grande rotatória, onde devemos pegar a segunda saída em direção a Caldes de M. na C-1415b.

Tramo 17: C-1415b - Caldes de Montbui (9 Km)

C-1415b

Deixamos para trás as estradas rápidas e nos preparamos para circular nesta estrada regional de segundo nível, com asfalto perfeitamente pavimentado e sem curvas. No início, há algumas curvas, mas depois, o percurso é bastante reto.

Nove quilômetros separam Granollers de Caldes de Montbui, onde este trecho termina. Ao fundo, você pode ver algumas montanhas que passaremos mais tarde.

Chegamos a Caldes de Montbui, e sem entrar na cidade, chegamos a uma rotatória onde devemos pegar a primeira saída.

Tramo 18: Caldes de Montbui - Sant Feliu de Codines (8 Km)

C-59

Aproximando-se da marca de 300 quilômetros da rota, poderíamos chegar ao nosso destino em alguns quilômetros a mais, mas decidimos continuar para aproveitar as curvas da estrada. Assim, começamos este trecho virando novamente para o norte na C-59, em uma seção bastante reta, sabendo que o melhor ainda está por vir.

Dessa forma, chegamos a Sant Feliu de Codines, uma cidade onde nos aventuramos um pouco antes de seguir para o oeste em direção a Sant Llorenç Savall, que fica a 16 km de distância.

Tramo 19: Sant Feliu de Codines - Sant Llorenç Savall (16 Km)

BP-1241

Estamos na região de Vallès Occidental, e os próximos dois trechos são realmente divertidos. Os primeiros quilômetros desta seção, até chegar a Gallifa, são compostos por inúmeras curvas que serpenteiam por uma área montanhosa, embora ganhemos apenas 100 metros de elevação.

Depois de passar por Gallifa, as curvas continuam, embora menos acentuadas, ainda são muito divertidas.

Finalmente, chegamos ao final do trecho em Sant Llorenç Savall.

Tramo 20: Sant Llorenç Savall - BV-1221 (12 Km)

B-124

A rota mais curta a partir deste ponto nos levaria a Barcelona ao sul em apenas 40 km, mas decidimos seguir para o norte para dar uma pequena volta e depois passar pelo Parque Natural de Sant Llorenç del Munt i l'Obac.

Então, saímos de Sant Llorenç Savall indo para o norte na B-124 e começamos a subir ao lado do Riu Ripoll, que se origina muito perto de nossa rota.

A estrada neste trecho está muito bem pavimentada, e a paisagem é montanhosa à esquerda e um pouco mais aberta à direita.

Entre as curvas, chegamos ao final do trecho em um cruzamento em forma de T, onde teremos que virar à esquerda em direção a Mura e Terrassa.

Tramo 21: BV-1221 - Terrassa (23 Km)

BV-1221

No quilômetro 306 da rota, seguimos para o sul para começar a subida do Coll d'Estenalles, localizado no coração do Parque Natural de Sant Llorenç del Munt i l'Obac, que atravessamos pelo seu centro. Tenha muito cuidado, pois esta é uma das estradas de referência no ciclismo catalão, e é muito provável que nos deparemos com mais de um ciclista.

Após alcançar o cume do Coll d'Estenalles, a 870 metros de altitude, e ter enfrentado várias curvas, pelo menos três cotovelos (180º), começamos a descida com igual número de curvas, embora menos íngremes. A paisagem é espetacular, adornada com formações rochosas, e a estrada está muito bem pavimentada, permitindo-nos aproveitar esses últimos quilômetros da rota.

Após percorrer os 23 km desta sinuosa BV-1221, uma estrada regional de terceiro nível, concluímos o trecho ao chegar a Terrassa.

Tramo 22: Terrassa - BARCELONA (30 Km)

N-150

Depois de juntar-se à N-150 no sul de Terrassa, dirigimo-nos ao nosso destino final do dia: BARCELONA, nesta estrada nacional com muito tráfego, pois conecta três grandes centros urbanos como Terrassa, Sabadell e Barcelona.

Assim, com muita paciência, percorremos estes últimos 30 km, preparando-nos para terminar nesta bela cidade onde, sem dúvida, há muito para ver. Não é à toa que é uma das cinco cidades mais visitadas da Europa.

Um banho refrescante no encantador Sercotel Amister, uma visita à Sagrada Família e um hambúrguer no 99% Moto Bar, pura atmosfera de motociclista e roqueira.

Jose
07/04/2023

Precioso comienzo para una primera etapa con muchas curvas, nos han tratado muy bien en todos los sitios.

Cadaqués es un pueblo con mucho encanto, y terminamos con otro lugar con no menos encanto, en el 99% motor bar.

Esperemos que la segunda etapa de mañana sea cuando menos igual de bonita, aunque ya estamos doloridos por el asiento de la moto.😜