Etapa N°13: Tarragona - Teruel

Distância 373 Km. distribuídos em estradas dos seguintes tipos:

Autopistas y autovías: 30.5 km.
 Carreteras Nacionales: 73.1 km.
 Autonómicas de 1º nivel: 116.4 km.
 Autonómicas de 3º nivel:153 km.

Trechos: 20

Tramo 1: TARRAGONA - A-7 (7.7 Km)

N-340 A

Depois de passear ontem pela parte antiga de Tarragona e provar mais uma vez a água do Mediterrâneo, ligamos os motores para seguir rumo a Teruel, dando uma volta, é claro, e admirando as joias paisagísticas que a maravilhosa topografia deste país oferece.

Esta área do Mediterrâneo é bastante explorada, então, em vez de seguir a linha da costa, vamos para o interior, em busca de estradas solitárias entre as montanhas.

Assim, com os primeiros raios de sol, deixamos o hotel e seguimos novamente para o oeste, pela N-340 A.

Após uma reta de 6 km e passar por uma rotunda, passamos por baixo da A-7 e incorporamos na direção de Castelló.

Tramo 2: A-7 - C-44 (25.5 Km)

A-7

Continuando nesta rodovia para nos afastarmos o mais rápido possível de todas essas cidades turísticas, como Salou ou Cambrils, após 25 km de autoestrada, pegamos a saída 1129.

Tramo 3: C-44 - C-12 (25.4 Km)

C-44

Abandonamos as vias rápidas e, afastando-nos da costa do Mediterrâneo, dirigimo-nos para o interior pela C-14, que, embora apareça em vermelho nas placas e marcos, é uma rodovia regional. No entanto, é preciso dizer que, com sua largura e bom asfalto, é muito semelhante às rodovias nacionais pertencentes ao Estado Espanhol.

Pouco depois de começar o trecho, entramos em uma região montanhosa, cujo traçado é composto por uma constante e suave ascensão que nos levará do nível do mar até 500 metros de altitude nos primeiros 13 km do trecho.

A descida continua por mais 12 km, onde estaremos novamente ao nível do mar e onde nos deparamos novamente com o Rio Ebro, cuja foz não está longe daqui.

O trecho termina quando, após uma rotatória onde pegaremos a segunda saída, vem outro cruzamento onde, após uma parada, viramos à esquerda em direção a Ginestar e Tortosa.

Tramo 4: C-12 - T-301 (19 Km)

C-12

Trocamos de rodovia regional, mas não de cor, circulando agora pela C-12 na companhia do Ebro, embora não sigamos exatamente seu traçado sinuoso, onde às vezes estamos tão perto que quase poderíamos tomar um banho.

Logo antes de atravessar o rio, viraremos à esquerda para pegar a T-301, em direção a Benifayet e Tibenys.

Tramo 5: T-301 - Tortosa (26.4 Km)

T-301

Os primeiros 4 km deste trecho bem pavimentado, perceptivelmente mais estreito que o anterior, carecem de curvas significativas, apesar de seguir o curso do rio. As coisas mudam quando perdemos de vista, ascendendo por um terreno montanhoso não muito alto, mas com inúmeras curvas de todos os tipos.

Durante a descida sinuosa, na base da qual está a cidade de Tibenys, nos encontramos novamente com o Ebro, que nos acompanhará até Tortosa, uma cidade muito próxima à sua foz.

Tramo 6: Tortosa - TV-3421 (1 Km)

C-42

Agora, nos aproximamos do trecho mais curto desta etapa, com apenas 1 km de comprimento, onde cruzaremos o rio Ebro por uma ponte e nos despediremos dele por alguns dias.

Sem dúvida, nos encontraremos novamente em algum ponto da Rota 47, pois este rio imponente atravessa 7 comunidades autônomas das 15 na Península Ibérica.

Tramo 7: TV-3421 - La Sénia (31 Km)

TV-3421

Depois de ultrapassarmos a marca dos 100 quilômetros da rota, encontramo-nos ao nível do mar. Nos próximos 200 km, vamos rodar em uma ascensão constante, atingindo ocasionalmente uma altitude de 1500 metros, tornando esta outra etapa promissora da Rota 47.

Os primeiros quilômetros deste trecho são bastante retos, mas não vai demorar muito para começarmos a fazer curvas, embora as primeiras sejam bastante abertas.

As oliveiras ao longo do asfalto limitam a visão da paisagem, abrindo-se ocasionalmente para revelar as montanhas do Parc Natural Dels Ports.

No quilômetro 120 da rota, chegamos a Mas de Barberans, localizado na base do parque natural, e dali até o final do trecho em La Sénia, continuaremos por essa rota com poucas curvas.

Tramo 8: La Sénia - CV-110 (44 Km)

CV-105

Deixamos La Sénia na CV-105, uma estrada regional de terceiro nível, sinônimo de estradas estreitas. Começamos imediatamente a fazer curvas pelo Parc Natural Dels Ports, onde desta vez realmente nos envolvemos.

Na periferia desta cidade, atravessamos o Rio La Senia, que serve como fronteira natural entre a Catalunha e a Comunidade Valenciana, onde rodaremos por alguns quilômetros.

Com uma despedida definitiva da Catalunha na Rota 47, entramos nesta nova comunidade autônoma através da província de Castellón, chegando ao Reservatório de Ulldecona, a partir do qual continuamos subindo e fazendo curvas por este trecho divertido, longo e estreito.

Tramo 9: CV-110 - N-232 (2 Km)

CV-110

Seguimos por esta curta e elevada estrada por 2 km até chegarmos a uma rotatória onde vamos virar à esquerda em direção a Morella e Vinaros.

As vistas daqui são realmente uma delícia.

Tramo 10: N-232 - CV-14 (10 Km)

N-232

Continuamos subindo alguns centenas de metros no início deste trecho, na companhia de um parque eólico, até chegarmos ao topo de Torre Miró, a 1204 metros acima do nível do mar.

Durante a descida desta ampla e bem pavimentada estrada nacional com curvas abertas, passamos por Morella, cercada por uma impressionante muralha com uma porta deslumbrante.

Já é meio-dia, e este é um lugar ideal para almoçar e dar um passeio por suas ruas estreitas. Além disso, se as vistas da ponte de Torre Miró eram bonitas, as do Castelo de Morella devem ser de tirar o fôlego.

Após uma refeição leve, é hora de voltar para a moto. Deixamos esta cidade encantadora que não decepciona em termos de interesse turístico e, retornando à N-232, pegamos uma curva à direita a apenas 1 km de Morella, em direção a Sorita.

Tramo 11: CV-14 - CV-125 (2 Km)

CV-14

Já faz um tempo que estamos rodando pela região do Maestrazgo, que se estende pelo norte da província de Castellón e sudeste de Teruel. Seu nome vem do fato de que esses territórios estavam sob a jurisdição do Grão-Mestre das ordens militares do Templo, São João e Montesa no século XIV. É uma região incrivelmente bonita e ideal para andar de moto, onde o melhor ainda está por vir em alguns quilômetros.

Então, continuamos por este trecho curto por 2 km, praticamente em linha reta, e viramos à esquerda em direção a Cinctorres e Portell de Morella. Pouco antes da interseção, uma placa turística anuncia que vamos rodar um trecho do Camino del Cid por um tempo.

Não dá para comparar um cavalo com uma moto, mas nessas terras, pode-se sentir um pouco como um cavaleiro montado nesta montaria moderna.

Tramo 12: CV-125 - A-2706 (29 Km)

CV-125

Seguindo o Camino del Cid, iniciamos este trecho de quase 30 km, subindo até um cume em uma subida não muito longa, mas com muitas curvas e asfalto excelente. A largura da estrada é um pouco maior do que estamos acostumados nessas estradas regionais de terceiro nível, dando-nos algum espaço para ir um pouco mais rápido do que o habitual nessas estradas amarelas e ziguezaguear um pouco durante a descida, que tem curvas mais abertas até chegarmos a Cinctorres.

Depois dessa cidade, o asfalto estreita significativamente, e outra subida sinuosa por uma paisagem muito montanhosa ilumina parte desta tarde de motociclismo, quando, no alto de Las Cabrillas, a 1320 metros de altitude, entramos na província de Teruel.

Fazendo alusão ao famoso ditado, confirmamos que "Teruel existe", e não apenas isso, mas é uma província divertida para andar de moto.

Tramo 13: A-2706 - La Iglesuela del Cid (6 Km)

A-2706

Um curioso muro de pedra adorna o lado esquerdo desta estrada sinuosa em Teruel, cujo asfalto se deteriora um pouco durante a descida até chegarmos a La Iglesuela del Cid, localizada a apenas 6 km do topo de Las Cabrillas. Aqui, vamos virar à direita em direção a Teruel para enfrentar os últimos 144 km desta etapa.

Tramo 14: La Iglesuela del Cid - Cantavieja (10 Km)

A-227

A 1350 metros acima do nível do mar, parece que atingimos o pico nesta etapa, mas ainda continuaremos ascendendo nesta estrada. Montanhas continuam nos acompanhando à esquerda, enquanto à direita nos deleitamos com a paisagem onde a vista se perde no horizonte.

Entre curvas e bom asfalto, chegamos a Cantavieja, onde vamos virar à esquerda em uma rotatória em direção a Teruel.

Tramo 15: Cantavieja - A-228 (45 Km)

A-226

Deixamos Cantavieja na estrada regional A-226, cheia de curvas, para continuar ascendendo desta vez até o cume do Puerto de Cuarto Pelado, localizado a 1657 metros acima do nível do mar.

A descida, que faremos em um asfalto excelente com curvas bastante abertas, é composta pelos diversos e pitorescos cenários que toda esta área da Sierra de Arcos e Maestrazgo em Aragão oferece.

Após a cidade de Allepuz, unimos à A-226, virando à esquerda em direção a Alcalá de la Selva, Mora de Rubielos e Gudar.

Tramo 16: A-228 - TE-V-8011 (33 Km)

A-228

A menos de 100 km de Teruel, começamos este trecho que, assim como o anterior, percorre uma estrada regional de primeiro nível, embora em pior estado em termos de asfalto, pelo menos na primeira parte.

Seu trajeto, solitário e agradável, serpenteia por curvas ladeadas por inúmeras árvores e asfalto levemente desgastado, nos fazendo viajar em baixa velocidade. Aproveitamos essa situação para admirar esta paisagem verde a mais de 100 metros de altura.

Na metade do trajeto, passamos por Virgen de la Vega, onde o asfalto melhora significativamente até o final do trecho, localizado na entrada de Mora de Rubielos.

Tramo 17: TE-V-8011 - TE-V-8011 (16 Km)

TE-V-8021

Depois de virarmos à direita em direção a Cabra de Mora, El Castellar e Cedrillas, mudamos o tipo de estrada, agora viajando em uma estrada regional de terceiro nível, neste trecho de 16 km.

Inicialmente reta, a rota começa a se curvar à medida que avançamos, atingindo seu pico em termos de curvas depois de cruzar a cidade de Cabra de Mora, que contornaremos pelo lado oeste.

Pouco depois, um longo trecho de curvas em zigue-zague nos leva ao final da seção, especificamente em um ponto perpendicular onde vamos virar à esquerda em direção a Formiche Alto, logo após deixar para trás a cidade de El Castellar.

Tramo 18: TE-V-8011 - A-23 (25 Km)

TE-V-8011

A apenas 40 km de Teruel, estamos nos aproximando do final da jornada, mas as curvas não param. Então, enfrentamos este trecho sinuoso, subindo um pouco mais, para começar a descida em direção à A-23, a estrada que leva à capital de Teruel.

Durante a descida cheia de curvas, algumas cabanas se misturam à paisagem semiárida da região, que se torna mais exuberante e densa à medida que avançamos.

Já estamos no quilômetro 358 da rota quando nos juntamos à A-23 em direção a Zaragoza e Teruel.

Tramo 19: A-23 - N-234 (5 Km)

A-23

Agora estamos viajando pelo que chamamos de "Trechos de Aproximação", que normalmente são estradas rápidas cujo objetivo é nos aproximar do nosso destino final. Geralmente, são caracterizados por serem rápidos e terem poucas curvas, geralmente divididos, como esta A-23, também conhecida como "Autovía Mudéjar".

Teruel está um pouco afastada da rodovia, então, após 5 curtos quilômetros nesta estrada azul, pegamos a saída 105 em direção a Teruel e Cuenca.

Tramo 20: N-234 - TERUEL (10 Km)

N-234

Com mais de 350 km para trás e depois de navegar por centenas de curvas em meio a paisagens pitorescas, enfrentamos esses últimos 10 quilômetros nesta estrada nacional que nos levará em uma sucessão de 5 retas até TERUEL, o destino final de hoje.

Não é o Aqueduto de Segóvia, mas não sairemos desta "cidade existente" sem visitar pelo menos o Aqueduto Los Arcos, uma das obras de engenharia mais significativas do Renascimento espanhol.