Etapa N°14: Teruel - Madrid

Distância 347 Km. distribuídos em estradas dos seguintes tipos:

Autopistas y autovías: 56 km.
 Carreteras Nacionales: 10.2 km.
 Autonómicas de 1º nivel: 10 km.
 Autonómicas de 2º nivel: 195.7 km.
 Autonómicas de 3º nivel:61.3 km.
 Asfalto o cemento sin nombre: 13.8 km.

Trechos: 19

Tramo 1: TERUEL - A-1513 (3.2 Km)

N-234

Deixamos Teruel na mesma estrada que nos trouxe até aqui: La N-234.

Assim, procurando por esta estrada, seguimos em direção a Madrid, seguindo as placas para esta grande cidade, a Capital da Espanha, que coincide mais ou menos com o meio da Rota 47.

Pouco depois de pegar esta estrada, a abandonamos em uma saída em direção a San Blas.

Tramo 2: A-1513 - Vecinal (24.8 Km)

A-1513

Deixamos as estradas principais e pegamos a primeira estrada secundária desta etapa: a A-1513 para percorrer os próximos 25 km nela.

Logo depois, seguindo um caminho bastante reto, chegamos a San Blas, uma localidade que praticamente passamos. Depois disso, começamos uma leve subida de 5 km, composta por curvas abertas e adornada com árvores pequenas dos dois lados da estrada.

A paisagem se abre novamente até chegarmos a Bezas. Na saída, começamos uma subida igualmente suave até que, 3 km após Bezas, pegamos uma curva à direita em direção a Gea de Albarracín e Albarracín. CUIDADO, porque as placas de trânsito não são muito visíveis.

Tramo 3: Vecinal - Albarracín (13.8 Km)

Vecinal

Agora estamos viajando por uma estrada local, e é surpreendente ver o bom estado do asfalto neste tipo de estrada por quase 14 km que nos levarão a Albarracín. O percurso é sinuoso, pelo menos até chegar à parte mais alta, e as árvores começam a ficar mais altas.

No quilômetro 41,8, chegamos a esta bela cidade situada em uma curva do rio Guadalaviar. As altas muralhas de Albarracín, que remontam à Idade Média, dominam o lado adjacente.

Tramo 4: Albarracín - A-2707 (38.6 Km)

A-1512

Deixando para trás esta cidade medieval, mergulhamos na Sierra de Albarracín, seguindo de perto o curso do rio Guadalviar, garantindo-nos curvas intermináveis de todos os tipos por quase 40 km que compõem este trecho.

Após 32 km de subida, alcançamos o passo de Orihuela, localizado a 1650 m de altitude, e começamos uma descida mais curta até pouco antes de Orihuela del Tremendal, onde viramos à esquerda em direção a Molina de Aragón.

Tramo 5: A-2707 - CM-2111 (4.3 Km)

A-2707

Uma curva aberta à esquerda nos leva para o oeste nesta estrada regional amarela em uma subida de pouco mais de 4 km, até que, no ponto mais alto, mudamos de comunidade autônoma e entramos na província de Guadalajara.

Tramo 6: CM-2111 - CM-210 (34.3 Km)

CM-2111

A mudança no asfalto não é perceptível com a mudança na comunidade autônoma, um detalhe interessante, especialmente considerando que cada comunidade autônoma é responsável pela manutenção dessas estradas regionais.

O que é perceptível é o frio da altitude, que fica em torno de 1500 m, onde a paisagem aberta com montanhas decorando o horizonte é um verdadeiro deleite para os olhos.

Entramos no Parque Natural do Alto Tajo na companhia do rio Cabrillas, cujo curso ziguezagueante marca o caminho do asfalto até que o rio Gullones assume, encerrando o trecho em uma placa de ceda o passo em direção a Molina de Aragón.

Tramo 7: CM-210 - GU-960 (10 Km)

CM-210

Na CM-210, uma estrada regional de primeiro nível, estamos agora indo para o norte em um trajeto com não muitas curvas, e as que existem são abertas.

Após atingir o ponto quilométrico 94, fazemos uma curva de 90º à esquerda em direção a Teroleja, na GU-960.

Tramo 8: GU-960 - Corduente (8 Km)

GU-960

Com Corduente como o final do trecho, avançamos nesta estrada regional de terceiro nível recentemente asfaltada, que passa entre campos cultivados e um caminho bastante reto, pelo menos até pouco antes de chegar a Ventosa, onde encontramos um trecho curto de curvas.

O final do trecho é marcado pela cidade de Corduente, onde, logo antes da prefeitura, viraremos à esquerda para sair desta cidade e começar um novo trecho.

Tramo 9: Corduente - GU-951 (10 Km)

CM-2015

Andando ao longo das encostas do Parque Natural do Alto Tajo, cuja exuberância pode ser apreciada à esquerda, avançamos por este trecho composto inicialmente por alguns quilômetros de leve subida, terminando em uma descida que nos levará, após o ponto quilométrico 77, a uma curva à direita em direção a Cobeta.

Tramo 10: GU-951 - CM-2120 (9 Km)

GU-951

Mudamos de estrada, agora viajando em uma amarela, sinônimo de solidão, para chegar à cidade de Cobeta em um asfalto estreito e bem conservado.

Pouco depois, chegamos a uma interseção em forma de T, onde vamos virar à esquerda em direção a Buenafuente.

Tramo 11: CM-2120 - CM-2113 (11 Km)

CM-2120

Agora enfrentamos a CM-2120, que por definição, sua cor indica um layout mais amplo do que a amarela que nos trouxe até aqui.

As árvores ao longo da estrada frequentemente abrem a visão em clareiras, revelando pequenas formações montanhosas ao longe.

Na base de uma descida após uma subida curva, chegamos ao final do trecho em uma encruzilhada onde seguiremos em direção a Alcolea del Pinar.

Logo na encruzilhada, uma placa anuncia a proximidade do Mosteiro Cisterciense de Sistal, que está a apenas meio quilômetro de distância, e não podemos resistir à tentação de fazer uma visita, mesmo que seja apenas para vê-lo por fora.

Tramo 12: CM-2113 - CM-2021 (21 Km)

CM-2113

Após uma breve visita ao mosteiro, voltamos à encruzilhada onde nos desviamos para percorrer este trecho de 21 km por outra estrada de nome verde.

Semelhante aos planaltos do Cerrato Palentino, começamos o trecho com uma curta subida curva para rodar por um tempo na parte superior plana. Descemos ao longo da encosta de um morro em uma seção com muitas curvas e, após contornar mais algumas encostas, viramos à esquerda 90º em direção a Saelices de la Sal e Cifuentes.

Tramo 13: CM-2021 - Cifuentes (36 Km)

CM-2021

Pouco depois de começar este trecho, chegamos a Saelices de la Sal, que, como muitas cidades que terminam em "de la sal", deve seu nome às salinas que possui. Já vimos salinas em Navarra, Alava e Burgos.

Ao sair desta cidade "Salina", começamos uma subida ao longo do declive do Parque Natural Alto Tajo, que, uma vez no topo, nos levará mais ou menos em plano e com poucas curvas até outra descida curva e ziguezagueante que nos levará a Cifuentes.

Já percorremos 225 km da rota. É meio-dia, e fazer uma parada neste ponto é uma boa ideia para comer algo e pelo menos ver o Castelo de Don Juan Manuel, onde o rio Cifuentes tem sua origem aos seus pés, desaguando no rio Tajo.

Tramo 14: Cifuentes - Solanillos del Extremo (8 Km)

GU-927

Com o estômago cheio, procuramos a GU-927 para enfrentar os últimos 125 km da etapa e seguimos por esta estrada em direção a Solanillos del Extremo.

Inicialmente, o traçado é reto, com campos cultivados dos dois lados, até que a monotonia das retas é quebrada por uma curta subida curva, após a qual uma sucessão de curvas abertas nos levará a Solanillas del Extremo.

Tramo 15: Solanillos del Extremo - CM-2005 (17 Km)

GU-925

Sem entrar no centro urbano de Solanillos del Extremo, e com a torre de sua igreja como protagonista, viramos à direita em direção a Olmeda del Extremo, onde acessamos após uma série de curvas.

Depois de passar por esta cidade e após 8 km, chegamos a Malacuera. Algumas curvas e nos arredores de Brihuela, deixamos esta estrada amarela ao virar à esquerda logo antes de uma ponte que atravessa o rio Tajuña em direção a Guadalajara.

Tramo 16: CM-2005 - GU-921 (20 Km)

CM-2005

Os primeiros 4 km deste trecho nos levam a um vale onde seguiremos o curso sinuoso do rio Tajuña nesta estrada que, mais do que amarela, por suas características parece laranja.

No quilômetro 269 da etapa, viramos à direita em direção a Lupiana.

Tramo 17: GU-921 - N-320 (15 Km)

GU-921

Logo após o início do trecho, deixamos o vale, subindo pelo seu lado direito em um caminho muito sinuoso com uma curva à direita e, pouco depois, começamos sua descida correspondente que nos levará até Lupiana, que passamos por.

Depois de passar por esta cidade, começamos uma nova e sinuosa subida, e no 2º quilômetro da subida, uma curva à direita anuncia a presença do Mosteiro de Lupiana.

Com nossa fraqueza por pedras, não podemos resistir à tentação de nos aproximar, já que fica a apenas 1,5 km de distância.

Após uma olhada no mosteiro, continuamos a rota e, no quilômetro 284 da rota, nos juntamos à N-320.

Tramo 18: N-320 - A-2 (7 Km)

N-320

A 63 km do nosso destino final de hoje, deixamos as estradas secundárias e seguimos para as vias rápidas. Neste caso, rodamos na N-320, que nos aproximará de Guadalajara com um layout típico dessas estradas nacionais: larga, bem pavimentada e com curvas abertas.

Na entrada desta cidade, acessamos uma rotatória localizada sob a A-2 que nos levará a Madrid. Passamos sob a estrada e, com uma curva à esquerda, ingressamos nesta autoestrada em direção a Madrid, que fica a 55 km de distância.

Tramo 19: A-2 - MADRID (56 Km)

A-2

Para concluir esta etapa, agora nos dirigimos para nosso destino final pelo trecho mais chato, mas rápido, desta bela rota que nos trouxe aqui desde Teruel.

Embora possa não parecer assim, poderíamos dizer que já estamos na Capital da Espanha, pois a partir deste ponto, não deixaremos de ver áreas industriais alternando sua presença com cidades absorvidas por essa grande cidade.

Após 56 km, chegamos ao hotel, onde um merecido descanso nos espera. Não se pode ver nem mesmo a centésima parte de Madrid em um dia, mas pelo menos daremos um passeio pela Gran Vía e Malasaña, onde vamos saborear uma cerveja bem tirada.